Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor

Oseias 6.3a

Administrado por Ministério Compartilhando

Visite

 

Bíblia Sagrada - Compartilhando Na Web

 

 

 

 

Canal Estudos

Compartilhando Na Web

 

Acabe (rei em Israel)

 

Reinou por 22 anos (1 Reis 16.29). Lemos sua história em 1 Reis 16.28-34; 18.1-46; 20.1-43; 21.1-29; 22.37-40; 2 Crônicas 18.1-34.

Filho de Onri, rei de Israel. Sucedeu seu pai no trono.

Fez tudo o que era mal aos olhos de Deus, pior ainda que seu pai. Pois se uniu em matrimônio com Jezabel, com o consentimento de seu pai Onri, por acordo político. Ela era filha de Etbaal, rei de Tiro, que era adorador do deus Baal.

O reinado de Acabe tem grande participação do profeta Elias, que se opôs fortemente a Jezabel, quando esta introduziu em Israel o culto a Baal e Astarote.

A rainha Jezabel não somente levou o seu marido para a idolatria, mas também o fez viver uma vida de maldades e atrocidades, já que não bastava renegar a Palavra do Senhor, mas também matava seus profetas. A ira do Senhor esteve sobre Israel e durante bom tempo não choveu de maneira que houve grande fome como profetizou Elias. Contudo, Elias orou a Deus, que ouviu seu clamor. Por esse tempo Ben-Hadade, rei da Síria, levanta-se contra Israel e por duas vezes Israel sai vitorioso.

A ambição de Acabe não teve limites e Jezabel instiga Acabe a cometer um grande crime contra Nabote, tudo porque ele desejava a vinha ao lado do palácio e que pertencia a Nabote que se recusou a vender o terreno, baseando-se na lei de Moisés, segundo a qual a vinha era a "herança de seus pais".

Pela sua declaração foi acusado de blasfêmia, sendo ele e seus filhos mortos apedrejados. Elias então diz ao rei que por causa desse ato viria a destruição sobre sua casa. Porém, Acabe se humilha ao Senhor, que responde através do profeta Elias revelando que retardaria este mal, e não traria nos seus dias, mas sobre seus filhos.

Por três anos houve paz em Israel, até que Acabe faz aliança com Josafá para pelejarem contra Ramote-Gileade, mas Josafá consulta a Deus através do profeta Micaías, que profetiza vitória de Josafá e derrota de Acabe. Indignando, o rei manda prender o profeta. Deus foi com Josafá e este teve a vitória.

Acabe foi à batalha disfarçado para não ser reconhecido pelos flecheiros de Ben-Hadade. Mesmo assim, foi morto por certo homem que arremessou a flecha ao acaso. O seu corpo foi levado para Samaria, para ser sepultado, e na ocasião em que um servo estava lavando o carro, os cães lamberam o seu sangue.

Seu filho Acazias, sucede-lhe no trono. E sua irmã, Atalia, casa-se com Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá. Muitos tratam Atalia como "filha de Acabe", mas lemos em 2 Crônicas 22.2 que ela era filha de Onri, logo, seria irmã de Acabe! Talvez seja alguma alusão a ser ligada a ele, seguir seus conselhos e atitudes.

Compartilhando Na Web