Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor

Oseias 6.3a

Administrado por Ministério Compartilhando

Visite

 

Bíblia Sagrada - Compartilhando Na Web

 

 

 

 

Canal Estudos

Compartilhando Na Web

 

Acaz

 

Filho de Jotão, rei de Judá. Sucedeu seu pai aos vinte anos e reinou em Jerusalém por dezesseis anos (2 Reis 16.2).

Lemos sua história em 2 Reis 15.38; 16.1-20; 2 Crônicas 27.9; 28.1-2.

Seu reinado foi de abominações ao Senhor, uma vez que Acaz andou nos caminhos da idolatria, esquecendo-se do Senhor, seu Deus. Sacrificou e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de todo o arvoredo.

Além disso, pegou os utensílios da Casa de Deus e os fez em pedaços, fechou suas portas, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém. Até a seu filho fez passar pelo fogo, seguindo a abominação de seus deuses.

Sua maldade não ficou impune! O Senhor levantou-se contra Acaz e o entregou nas mãos do rei da Síria. Além disso, o rei de Israel também venceu Acaz, já que matou muitos homens poderosos e saqueou Judá, como tinha falado o profeta Odede.

Porém o Senhor, através do mesmo profeta Odede, deixa claro que não permitiria que Israel levasse cativos até Samaria os seus irmãos. Israel ouve a Deus e assim, são libertados com seus pertences.

Houve ainda derrota para os filisteus e edomitas que sitiaram muitas cidades de Judá. A distância do Senhor enfraquecia a chance de defesa.

Diante de tantas derrotas, o rei Acaz despreza os conselhos do profeta Isaías que alertava a respeito da punição e do juízo por conta dos pecados de Judá e das nações vizinhas. Pede socorro ao rei da Assíria, mandando-lhe presentes retirados da Casa do Senhor e submetendo-se ao seu domínio. Isso, no fim, aumentou ainda mais a sua ruína, e o rei da Assíria mesmo assim não o ajudou.

Acaz, desesperado, pede ao sacerdote Urias que edifique altar igual aos vistos em Damasco e oferece, ele mesmo, sacrifícios aos deuses do rei da Assíria, pois pensava que se os mesmos ajudavam o rei da Assíria, assim também o ajudaria em seu reinado.

E a desobediência só aumentava: Judá ficou cheia de altos para queimar incenso a outros deuses, aumentando ainda mais a ira de Deus sobre Judá.

Morre o rei Acaz, é sepultado em Jerusalém, porém não com seus pais.

Compartilhando Na Web