Canal Estudos
Compartilhando Na Web
João Wycliff
João Wycliff, conhecido como o primeiro Reformador, era professor em Oxford. Pouco podemos identificar de sua infância, o que nos complica para identificarmos a data de seu nascimento, mas tudo nos leva a entender que ele tinha uma vida dedicada aos estudos.
Em 1371 ele sai da universidade para se colocar aos serviços do Rei Inglês, Eduardo III, por conta de uma contenda que havia entre a Coroa e o Papado. Nessa época, desenvolve com afinco suas teorias do “senhorio”, numa tentativa de auxiliar a Coroa no impasse com o Papado. O problema é que o desenvolvimento de seu estudo fez com que não apenas o poder papal fosse questionado, como também o poder real, o que lhe rendeu alguns problemas a partir de 1378, o que fez com que ele voltasse para Oxford.
Apesar de contar com muitos seguidores e admiradores na universidade, seus estudos sobre a Ceia criaram alguns problemas e durante algum tempo ele foi mantido “preso” dentro de sua casa, mas com liberdade para continuar a escrever seus estudos. Foi condenado em 1380 numa assembléia da universidade, o que não impediu os seus estudos e também não impediu que ele continuasse com muitos admiradores mesmo dentro da universidade, uma vez que sua condenação lá foi por estreita margem.
Mas ele preferiu se retirar para a paróquia que ele havia recebido por conta dos serviços prestados à Coroa, a paróquia de Lutterworth, em 1381. No ano seguinte, teve sua primeira embolia, o que causou um grande problema de saúde, que não impediu que ele continuasse escrevendo até morrer em 1384, por conta de uma segunda embolia.
Quando morreu, ele não tinha sido excomungado e foi enterrado em "solo santo". Mas depois de sua morte, foi julgado herege por conta de seus textos e seu corpo foi exumado e seus restos mortais foram queimados.
Para começar a ler sobre Wycliff e sobre seus estudos, recomendo o livro Uma História Ilustrada do Cristianismo, Volume 5 – A Era dos Sonhos Frustrados – capítulo 5, de Justo L. GONZÁLES.
Compartilhando Na Web