Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor

Oséias 6.3a

Administrado por Ministério Compartilhando

Visite

 

Bíblia Sagrada - Compartilhando Na Web

 

 

 

 

Canal Estudos

Compartilhando Na Web

 

Atividade Profética

Pastor Ricardo

Antigo Testamento

Números 24.3-5

3 Então, proferiu Balaão a sua palavra, dizendo: Fala Balaão, filho de Beor; fala o homem que tem os olhos abertos;
4 fala aquele que ouve as palavras de Deus, o que vê a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos:
5 Quão formosas são as tuas tendas, ó Jacó! As tuas moradas, ó Israel!


O Profeta primeiro vê algo (leia o estudo sobre o Profetismo), tem uma revelação. Parte, então da Atividade Profética é ter essa visão, é ver o que o Senhor tem para mostrar. Não importa se vai ver o céu aberto, se vai ser em sonho, se será através de uma situação ocorrida no dia a dia, se será uma visão como que "em outra dimensão"..., o fato é que o Senhor vai mostrar algo para o profeta!

Hoje em dia, muitas pessoas procuram a profecia ou a ministração da palavra "sob encomenda", de acordo com o que gostam de ouvir. Tentaram isso com Balaão. Mas quando ele ia fazer apenas o combinado, o Senhor não permitiu. Alguns ainda conseguem, falam o que preferem ou o que as pessoas querem ouvir. E aquele que ousa dizer o que realmente é revelação do Senhor pode ser difamado, até questionado em sua fé, porque falou algo que as pessoas não gostaram.

Buscar a vontade do Senhor é querer ser transformado por Sua Palavra! Mas as pessoas sonham em mudar a Palavra...

 

Antigo e Novo Testamentos

No Antigo Testamento, era comum que no meio do povo tivesse um ou quem sabe dois servos, numa mesma época. Ainda que houvesse um grupo, havia sempre o tido como mais famoso, e esses eram os que podiam ver e ouvir além do mundo visível e material, tendo alguma visão da parte do Senhor. Outros que queriam compartilhar dessa visão se aproximavam, formavam grupos, mas mesmo assim esse mais famoso era muito requisitado. Ou iam porque o Senhor mandava e davam o recado necessário, ou se alguém queria saber o que Deus pensava ou diria sobre um determinado assunto, então procuravam o Profeta.

Agora, no Novo Testamento vemos algo diferente: a visão espiritual poderia ser uma realidade para todas as pessoas! Bastava buscar ao Senhor e Ele mesmo poderia revelar muitas coisas. Sem a necessidade de um intermediário, quer sacerdote, quer profeta, Jesus permite esse livre acesso ao Pai!

Talvez essa fosse uma realidade presente nos primeiros encontros dos primeiros cristãos. Paulo orienta em 1 Coríntios 14.4-5:

4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.


Era um dom que Paulo recomendava aos cristãos: a profecia! Recomendou aos de Corinto e recomenda para nós hoje também!


Novo Testamento e em nossos dias

1 Corintios 14.29-33

29 E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem.
30 Mas se a outro que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados;
32 pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas;
33 porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz.


Na prática, lendo a Bíblia e entendendo o que nos é revelado, sabemos que com a Nova Aliança, o derramamento do Espírito deveria ser uma realidade para todos! E lendo o texto de Paulo na primeira carta aos Coríntios, do capítulo 12 ao capítulo 14, a organização de culto parecia mesmo privilegiar essa realidade. Cada dom era importante, ainda que uns fossem mais notados, os que eram menos eram tão importantes para os crentes como cada parte do corpo. Com mais ou menos destaque aparente, é importante para o corpo como um todo!

Mas eu fico com a impressão que o ritual de culto de nossas atividades quando nos reunimos pode ter mudado um pouco a forma de como as coisas aconteciam. Não temos várias pessoas falando em línguas, e quando há, nem sempre há quem interprete... Não temos um, quanto mais dois ou três profetas que falem, e que o primeiro se cala quando mais alguém começa a falar... Talvez o sermão seja a "palavra de sabedoria" ou até "da ciência" (1 Coríntios 12.8)! Num apelo evangelístico temos "a fé", alguns buscam muito as curas, outros nem tanto (v 9). Milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e de interpretação (v. 10) podem figurar ou não em muitos de nossos cultos.

O Senhor pode agir de várias formas e por pessoas diferentes, mas mesmo assim será o Espírito operando. Talvez, pensando na questão da atividade profética como ponto de partida por ser o nosso tema, mas até mesmo em outros pontos, seja tempo de pensarmos menos na liturgia do ritual e mais na ação do Senhor quando nos reunimos para o culto, buscando um resgate dessa origem!

Ter os olhos e os ouvidos abertos e atentos para o mundo espiritual não é só uma questão de ter algumas experiências maravilhosas de forma isolada e de vez em quando! Daniel revela que buscou por 3 semanas inteiras até ver a resposta e o mensageiro revelou que logo no primeiro dia ele tinha sido enviado, mas uma batalha espiritual impediu que ele chegasse logo. Essa experiência pode levar dias de busca! O Senhor pode revelar algo apenas porque resolveu nos dizer algo que nem estávamos esperando, mas pode ser que busquemos por vários dias uma resposta até que ela chegue!

Quando o Senhor "abre a porta" para a revelação, nós a recebemos! Não depende apenas da nossa vontade nem chega na hora que queremos. Como escrevi, pode "chegar do nada" como pode ser depois de um tempo buscando. Mas mesmo que chegue "do nada", normalmente o Senhor revela algo para uma pessoa que já está buscando Sua vontade. Isso não limita, mas mostra uma direção.

Pode acontecer de uma pessoa que ainda não busca ao Senhor ter uma revelação? Pode! Saulo, no caminho de Damasco (Atos dos Apóstolos 9.1-9)! Ele perseguia aqueles que buscavam ao Senhor! Claro que fazia por zelo e por achar que realizava a vontade do Senhor ao fazer aquilo, mas é perfeitamente possível que haja revelação até antes de uma conversão!

A característica profética mostra algo como que "ter o véu retirado" e com isso passamos a ver as coisas da perspectiva de Deus, de Sua revelação. Será muito mais fácil e comum que tenhamos essa experiência como resultado de uma vida dedicada a conhecer ao Senhor e de descobrir, progressivamente, o que Ele realmente deseja falar e fazer com seu povo.

Forte abraço.

Em Cristo,

Ricardo, pastor

 

Compartilhando Na Web